Skip to content

Como contribuir

O conteúdo do Blog NUGEEP é criado por estudantes, professores, pesquisadores, consultores e profissionais de áreas relacionadas à Engenharia de Produção. Se você deseja contribuir com conteúdo em nosso blog, confira nossas regras a seguir.

Que conteúdo é postado no Blog Nugeep?

Como frisamos, nosso blog é focado em conteúdo (e não em notícias). Isso significa que a alta do dólar ou os 10 profissionais mais requisitados no mercado de trabalho não são conteúdos que imaginamos para o Blog NUGEEP. Os sites de notícias já cumprem a função de divulgar estas informações, e nosso objetivo não é substituí-los.

Diferente disto, é adequado para o blog todo o conteúdo que leve o estudante a saber mais em algum tópico da área de Engenharia de Produção. É bom citar alguns exemplos.:

  • Um estudante, por exemplo, pode contribuir com o blog indicando novos cursos onlines específicos úteis para Engenheiros de Produção, que são ofertados por diversas instituições mundo afora.
  • Um professor, por exemplo, pode escrever um artigo sobre uma disciplina em especial, ensinando seus alunos a realizar um estudo de confiabilidade.
  • Um pesquisador, por exemplo, pode contribuir divulgando os resultados de uma pesquisa relevante para a engenharia de produção, explicando como isto pode melhorar os resultados de uma empresa.
  • Um consultor, por exemplo, pode mostrar como melhorou os resultados de uma empresa usando os conceitos e ferramentas da Engenharia de Produção.

Observe que todos os exemplos acima são focados em conteúdo. Alguém interessado em Engenharia de Produção vai aprender alguma coisa lendo o artigo postado.

Regras Gerais para os posts:

  • Para cada Post, no mínimo uma Imagem: Crie imagens interessantes para seus posts. Recomendamos o uso do site https://www.canva.com/pt_br/, e o modelo “Blog Title” (560 x 315 px) para suas imagens de introdução.
  • Não force a barra com propaganda: Não há problema algum em divulgar um trabalho feito por você. Se você postar algo como “Como reduzir desperdícios com a Análise de Valor Agregado”, e indicar em seu resumo que é consultor, todos entenderão que você presta este tipo de serviço. Não precisa repetir isto no texto com frases como “Se você quer saber mais sobre isto, entre em contato”. Apesar disso, incentivamos sim que você divulgue como está fazendo as empresas ganharem mais dinheiro.
  • Sem plágio: Dê exemplo para os estudantes escrevendo conteúdo original!
  • Cite apropriadamente: Você não está escrevendo um artigo científico, mas fazer algumas referências quando for apropriado será importante. Crie links dentro de seu texto sempre que necessário.

Essas regras são apenas consequências do objetivo que colocamos para o blog: Que o estudante abra o site e aprenda alguma coisa útil com o que foi compartilhado, e perca menos tempo com notícias e informações superficiais.

Quero Contribuir. Como Funciona?

Envie um e-mail para contato@nugeep.eng.br apresentando-se e indicando seu interesse em compartilhar. Depois que você for cadastrado em nosso blog o processo de publicação funciona da seguinte forma:

  • Você escreve sua publicação em nosso blog;
  • Nós conferimos seu artigo, de acordo com as regras do blog;
  • A publicação do seu Post é programada;
  • Ao final de cada post feito por você, estará uma foto sua, seu nome e um breve resumo profissional informado por você.