Skip to content

Sistema Toyota de Produção ou Sistema de Produção Enxuta

Para começar vejam o vídeo do canal MINUTO GEMBA falando sobre o Sistema Toyota de Produção:

Depois desse gostinho, um Engenheiro de Produção dedicado irá ler o artigo: O Sentido do Trabalho no Sistema Toyota de Produção, encontrado em: http://periodicos.faccentro.com.br/index.php/Update/article/view/15 e terá de ser capaz de explicar esses conceitos em poucos segundos, pois essa filosofia é intrínseca ao nosso curso.

Para facilitar e causar curiosidade para quem ainda não conhece todo o conceito ou ainda provocar o ‘remember’ para os engenheiros que já sabem, o NUGEEP resume:

O Sistema Toyota de Produção é um importante sistema de gerenciamento da produção, onde a finalidade é a ampliação do lucro através da redução dos custos. No STP criam-se fluxos contínuos e sistemas puxados, conforme a demanda real dos clientes, com diagnóstico e progresso do fluxo de valor da cadeia completa. Gerenciam-se as matérias-primas até os produtos acabados e nunca  perde-se o foco no desenvolvimento de produtos que efetivamente sejam soluções do ponto de vista do cliente.

Porém, essa redução dos custos só pode ser alcançada através da identificação, do entendimento e da eliminação das perdas (aquelas atividades que não agregam valor ao produto).

O Sistema Toyota de Produção também é comumente chamado, Sistema de Produção Enxuta.

Como assistido no vídeo, os dois pilates do STP são os conceitos Just-In-Time e a Autonomação.

O Just-In-Time propõem que em um processo de fluxo, as partes apropriadas e indispensáveis para a montagem chegam à linha de montagem no tempo certo e apenas na quantidade necessária.

Para lembrar de Autonomação (Jidoka) entenda o conceito dos teares autoativados inventados nas empresas têxteis do grupo Toyota. Os teares paravam instantaneamente no momento em que qualquer um dos fios se rompesse. Então, Autonomação é a autonomia do operador ou da máquina de parar o processo sempre que for detectada qualquer irregularidade.

Leiam o artigo sugerido, pois nele ainda encontram-se todos os conceitos que arquitetam o Just-In- Time e a Autonomação!!

Vamos juntos!!!